Dúvidas sobre higiene íntima?
Durante as consultas minhas pacientes me perguntam bastante sobre como higienizar e depilar a região íntima. Aqui eu respondo algumas destas perguntas. Mas se você tiver alguma dúvida, pode me escrever que vou responder também!
O bem estar do genital feminino externo depende da parte hormonal, emocional, sexual e não menos importante da higiene íntima. Devemos saber que o objetivo da higiene íntima não é esterilizar a região, mas sim retirar excesso de secreções, gorduras produzidas constantemente.
Uma das primeiras dúvidas das mulheres é sobre a depilação.
Os pelos protegem a mulher contra corrimentos? Posso depilar tudo ou é necessário deixar um pouco de pelo?
Os pelos não protegem a mulher contra corrimentos e menos ainda contra DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), assim sendo as mulheres estão autorizadas a depilar da forma que desejarem. Deve porém tentar fazer a depilação com a menor frequência possível. Após a depilação utilizar produtos calmantes (como o chá de camomila).
Qual a melhor técnica para depilar?
Cada pele, cada fase da vida da mulher pode exigir diferentes técnicas e seu ginecologista pode te ajudar.
Posso usar sabonetes íntimos todos os dias? Qual produto usar?
O produto escolhido deve ser de preferência hipoalergênico e com pH ácido variando entre 4,2 a 5,6. As formulações líquidas costumam ser melhores pois as sólidas podem ser abrasivas e geralmente têm pH mais alto. Cada mulher de acordo com a sensibilidade poderá utilizar esses sabonetes diariamente se assim ficarem confortáveis ou não (em caso de sensibilidade ou secura vaginal pregressa)
Outra dúvida muito frequente é sobre usar ou não protetor diário. Devo usar sempre?
O protetor diário não deve ser utilizado diariamente por todas as mulheres. Mulheres com pele e mucosa sensíveis podem ter reação alérgica. Além disso o uso constante pode aumentar a temperatura local e fazer aumentar a secreção vaginal. Então utilize com parcimônia.
A após a relação sexual devo me higienizar? Devo fazer ducha vaginal?
A vagina (parte interna) e a vulva (parte externa do genital feminino) têm uma flora normal e a higiene a mais ou a menos podem desiquilibrar a flora vaginal trazendo alteração da secreção vaginal normal da mulher. Assim após a relação vaginal a mulher deve urinar (para prevenir infecções urinárias) e fazer uma higiene externa. A ducha vaginal não é recomendada pois retira a flora protetora da vagina.
Espero que tenha te ajudado com estas informações.
Dra. Carla F. Kikuchi Fernandes