Com a maternidade postergada pela mulher, devido a vários motivos, como inserção no mercado de trabalho, uma pós graduação, um novo emprego, a falta de emprego. E aí o sonho da maternidade pode ser postergado também.
Nesse momento surge a possibilidade de recorrer ao congelamento de óvulos. É uma opção para mulheres que desejam engravidar depois dos 35 anos.
Um conceito importante é de que a mulher já nasce com seus óvulos prontos, assim com 20 anos os óvulos também têm 20 anos e com 35 anos, os óvulos têm 35 anos, com o passar da idade os riscos de abortos, malformações aumentam.
Se você já sabe que terá filhos após os 35 anos, quanto antes congelar seus óvulos melhor, pois a qualidade dos óvulos e as chances de gravidez são melhores.
Os óvulos congelados podem ser realizados para:
- desejo de gravidez mais tardia
- mulheres que serão submetidas a cirurgia para retirado de ovário, ou serão submetidas a quimioterapia ou radioterapia (para tratamento de câncer)
- doação de óvulos
A mulher decidindo congelar óvulos segue então para um tratamento com especialista em Reprodução Humana, com hormônios para indução da ovulação, assim depois de alguns dias ocorre a coleta de óvulos (procedimento com sedação da paciente) com agulha guiada por ultrassom. Esses óvulos coletados serão armazenados em laboratório e congelados por tempo indeterminado.
Quando o desejo da gravidez chegar, os óvulos são descongelados e fertilizados em laboratório e depois são transferidos ao útero previamente preparado por hormônios para receber o embrião formado.