Esse tema é sempre dúvida entre as grávidas. Como preparar a mama para amamentação? Por vezes as dúvidas se focam muito no mamilo e como preparar o bico do seio para amamentar. Mas penso que para dar certo a amamentação a mãe deve estar informada sobre o que é de fato amamentar, seus benefícios e principalmente querer genuinamente fazer isso.
Falo isso porque para algumas mulheres é fácil e prazeroso amamentar e para outras é muito doloroso. Porém se tivermos em mente todo os benefícios, os sacrifícios serão válidos e essa fase passará a ser mais fácil a cada dia conforme nos adaptamos com a nova rotina e criamos uma conexão com nosso bebê.
A parte boa é a natureza que anda independente da nossa vontade. E a mama automaticamente irá se preparar, aumentando os ductos mamários, a irrigação sanguínea para as mamas e os mamilos podem escurecer essa região e tudo isso prepara os seios para a amamentação.
E o que a mulher pode fazer de forma efetiva para ajudar a natureza?
- Tomar sol ajuda a preparar a pele. Tomar antes das 11 horas e depois das 16 horas. Uma notícia desagradável: esponjas, pomadas e cremes não têm eficácia desejada.
- Bicos planos ou invertidos. Converse com obstetra sobre o uso de conchas que auxiliam na formação de bico e massagens nos mamilos. Se não for suficiente existem bicos de silicone que auxiliam na amamentação inicialmente.
- Mamoplastia anterior ou redução de mamas. Pode aumentar a dificuldade para amamentar mas não há nada o que fazer para saber antes de nascer o primeiro filho. As próteses colocadas atrás da glândula mamária não atrapalham a amamentação.
Leia e converse com mulheres que amamentaram de forma exclusiva, alimente-se bem e faça um planejamento para ter uma boa alimentação também no pós parto. Toda a informação poderá ser útil para colaborar com esse momento especial e esperado.
Se você quer ler mais sobre Amamentação, clique aqui e leia os posts que já escrevi sobre este assunto. Espero ter ajudado!