Durante a gravidez devemos lembrar que o bebê em formação pode ser atingido por medicações, produtos químicos e alimentos através da circulação sanguínea materna que atravessa a placenta.
MEDICAÇÕES
Toda grávida ao tomar uma medicação por exemplo deve ter comunicado a um médico para avaliar se o produto na medicação está liberado, se há alguma restrição ou se é proibido durante a gravidez. E até mesmo se ainda não estiver gestante, que está tentando engravidar, para que o melhor medicamento seja escolhido para esta situação.
Algumas medicações podem causar malformações em membros, ossos, dentes, uretra, palato entre outros.
Por isso todo cuidado é necessário nessa fase de preparação, gestação e amamentação.
PRODUTOS QUÍMICOS
O mesmo deve-se pensar ao utilizar algum produto químico, pois a pele e couro cabeludo podem absorver os componentes atingindo a corrente sanguínea materna e o bebê.
A maior parte das grávidas tem dúvidas sobre tintura, clareamento, esmalte entre outros.
A verdade é que parte desses produtos não tem proibição nem liberação formal, isso porque nenhuma grávida se ofereceria a testar um produto que pudesse fazer mal ao seu bebe, nem tão pouco uma comissão de ética permitiria tal ato.
E assim os produtos não são testados em grávidas e por isso a dificuldade do obstetra em liberar com segurança o uso de produtos químicos.
Em geral, a gestante deve evitar usar substâncias desconhecidas ou não liberadas durante toda a gravidez, porém no primeiro trimestre, momento em que ocorre a formação fetal devemos nos atentar ainda mais.
O que sabemos:
- Formol e produtos para alisar cabelos podem ser cancerígenos então por segurança, não devem ser usados durante a gravidez
- Alguns produtos tópicos para tratamento facial não devem ser utilizados: ácido retinoico, ácido salicílico, alguns anti acnes (com isotretinoina, entre outros)
- Para maquiagens, o indicado é verificar se tem retinol ou ácido salicílico
O que eu oriento para minhas pacientes:
Bom senso deve sempre nos acompanhar. Nas medicações e produtos proibidos não permito o uso durante toda a gravidez.
Mas por vezes a mulher não sabe que está gravida e usou algum produto não liberado. O que recomendo é que pare assim que souber da gravidez. O que já foi utilizado possivelmente não trará danos pois o uso foi descontinuado.
Tinturas, tonalizantes e luzes
Geralmente libero depois do primeiro trimestre e oriento espaçar o máximo que puder entre as aplicações e se possível aplicar longe do couro cabeludo. Afinal a mulher grávida também precisa se sentir bonita e com auto estima em dia!
Alimentos
Alguns alimentos também devem ser evitados durante a gestação. Converse com seu obstetra, porém proteínas (carne, frango, peixes) devem ser consumidos cozidos. Isso para diminuir a chance de adquirir toxoplasmose, um protozoário que pode causar danos ao feto ou bebê durante toda tentativa de gravidez e durante toda a gestação.
Bebidas com cafeína como café, coca-cola e derivados, devem ser evitadas ou consumidos em pequena quantidade (200mg de cafeína por dia).
Os peixes de preferência que tenham menor risco de ter mercúrio, como camarão, salmão, bagre. Não coma tubarão, peixe espada, cavala e atum. E preste atenção aos avisos dos locais de pesca destes itens.
Lembre-se que quanto mais colorido e saudável o seu prato, melhor para o seu bebê. Tente comer de forma equilibrada e escolhendo bem seus alimentos e bebidas, pois esta é uma fase única em que uma vida está sendo formada, e por isso todos os sacrifícios valem a pena.