Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)

sop

Quais são os sinais e sintomas mais comuns da SOP?

• Irregularidade menstrual. Por exemplo, atraso menstrual ou encurtamento entre os ciclos menstruais.
  • É uma das causas mais frequentes de infertilidade feminina.
  • Mais de 80% das mulheres com SOP são obesas.
  • Excesso de pelos no rosto, mamas, peito, abdome. O que chamamos de “hirsurtismo”, atinge mais de 70% das mulheres com SOP.
  • Acne severa em geral depois da adolescência e que usualmente não responde aos tratamentos.
  • Acantose nigrans. Alteração da pele torna-se em algumas regiões mais escurecidas, aveludadas e grossas
  • Ovários com múltiplos pequenos cistos

O que causa a SOP?

Causa não conhecida. Mas são uma somatória de alterações hormonais.

Como o aumento da resistência a insulina e aumento de hormônios andrógenos.

O que é aumento da resistência a insulina?

Ocorre quando as células do corpo não respondem de forma adequada ao estimulo da insulina. O que leva ao aumento da glicemia. O aumento da resistência a insulina pode levar a diabetes e a acantose nigrans.

E o aumento dos hormônios andrógenos o que ocasiona?

Uma quantidade aumentada pode inibir a ovulação e por isso a mulher pode não engravidar. Além de aumentar pelos e acne.

Quais são os riscos à saúde causados pela SOP?

A resistência a insulina aumenta o risco de Diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. E associado a outras condições como aumento de colesterol, alterações da tireoide pode contribuir para diabetes e doenças cardíacas.

E o tratamento?

O tratamento é basicamente dividido entre mulheres que desejam engravidar e as que não desejam engravidar no momento do tratamento. E é direcionado de acordo com os sintomas.

A pílula anticoncepcional é usada nas mulheres sem desejo de engravidar. A pílula controla os ciclos, acne, pelos, diminui o nível dos hormônios andrógenos e também diminui o risco de câncer de endométrio.

Outra linha de tratamento ocorre com drogas para melhorar a resistência a insulina. Ajudam a diminuir os níveis de androgênios, melhoram a ovulação, e ajudam a tornar os ciclos regulares e mais previsíveis.

O que pode ajudar as mulheres com SOP a engravidar?

• Perda de peso
  • Tratamento medicamentoso que o ginecologista irá avaliar o melhor caso a caso.