Anticoncepção de Emergência

anticoncepcional

A anticoncepção de emergência é um dos meios utilizados para evitar uma gestação, após uma relação desprotegida. Os hormônios são utilizados como métodos de emergência há décadas.

Esses métodos são seguros?

São métodos seguros e efetivos à maioria das mulheres. Deve-se perguntar ao ginecologista se você tem alguma contraindicação ao uso. Em geral se seu médico não contraindicou o uso de pílulas combinadas (estrógeno e progesterona), em geral, você pode utilizar a anticoncepção de emergência.

Quais são os métodos?

  • Método de Yuzpe: 100mcg etinilestradiol + 500mcg de levonorgestrel o mais próximo da relação, repetindo a mesma dose após 12 horas. Quanto antes a primeira tomada mais eficaz o método, não devendo ultrapassar 72 horas da relação desprotegida. A taxa de gestação menor de 1,8% usando este método.
  • Apenas com Levonorgestrel: 1,5mg dose única ou fracionado em 2 tomadas de 12 em 12 horas. As duas formas se mostram eficazes. Deve-se tomar o mais perto possível da relação assim como o método de Yuzpe.

Esse método é abortivo?

Não é! Ele varia de acordo com a fase do ciclo menstrual que a mulher se encontra. Então pode agir de diversas maneiras, desde inibir o crescimento do folículo onde se encontra o óvulo, altera o transporte do espermatozoide e do óvulo nas tubas do útero (local onde ocorreria a fecundação), altera o muco cervical. Não há evidencia de que possa causar aborto.

Quando devo utilizar?

Primeiro devo dizer que precisamos usar um método anticoncepcional de forma planejada e associar a camisinha (condom) auxiliando esse método. Dessa forma a mulher estará se prevenindo de uma gestação não desejada ou não planejada e também de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis)

Se o plano A (método anticoncepcional) falhar por algum motivo, neste caso o Anticoncepcional de emergência entra em ação.

Dicas:

1) não deixe pro dia seguinte, se quer mesmo prevenir gravidez vá direto a farmácia e inicie o tratamento. Quanto antes começar, melhor a eficácia.

2) A camisinha falhou? Lembre-se que o Anticoncepcional de Emergência previne gravidez, mas NÃO previne DSTs (doenças sexualmente transmissíveis como Sífilis, HIV, Hepatite B e C, Clamídia, Gonorréia…).

3) Este método deve ser de exceção. De rotina poderá trazer irregularidade menstrual. Além de aumentar riscos de efeitos colaterais relativos ao uso de hormônios em doses maiores.

4) Se está usando frequentemente esse método, passe no seu ginecologista e avalie um método seguro para você!