Doenças de outono

doencas-outono

No outono o clima se torna propício para o surgimento de algumas doenças, elas se aproveitam de fatores como temperatura, menor umidade relativa do ar, poluição, lugares fechados com menor circulação de ar (até fugindo do frio).

As doenças mais comuns são as de trato respiratório. Sendo os resfriados (causados pelos rinovírus) e a gripe (causada pelos vírus influenza) os mais frequentes.

As pessoas confundem os dois, porém o resfriado é mais de resolução benigna, já a gripe causa febre alta, além dos sintomas do resfriado. Crianças, idosos e gestantes são o grupo de risco pois têm a imunidade fragilizada e por isso devem ser os primeiros a serem vacinados contra a gripe. Além dos doentes com doenças crônica, diabéticos, com insuficiência renal, profissionais da saúde e HIV positivos que também devem ser vacinados.

A vacina não evita todos os tipos de gripe mas ameniza seus sintomas. Existe também a vacina anti-pneumocócica contra as pneumonias indicada aos bebês (faz parte do calendário vacinal).

Em segundo lugar deve-se evitar lugares fechados e com aglomerações onde não haja circulação de ar. Se há alguém com suspeita de gripe, deve ser afastado do ambiente de trabalho e se em casa, evitar ao máximo o contato, pois a gripe é altamente contagiosa pela saliva (tosse, espirros…).

Para melhora da umidade, uma dica é dentro de casa utilizar umidificadores (mantendo sempre a boa higiene), balde ou panela com água coberto com pano úmido, hidratação, alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares.