Dicas de Verão

dicas_verao

Sobre a pele

As gestantes apresentam uma maior pigmentação da pele pela produção aumentada de melanina.  Essa pigmentação pode ocorrer na barriga com uma linha escura vertical que chamamos de linha nigra (que desaparece espontaneamente meses após o nascimento), pode ocorrer no rosto (cloasma), colo e braço, além do escurecimento de manchas já existentes ou de sardas. Os hormônios da gravidez aumentam a melanina ocasionando a formação dessas manchas.

Assim, toda gestante deve cuidar da pele usando protetor solar fator 30 principalmente no rosto pelo menos 2 vezes por dia, e se estiver se expondo ao sol, mais vezes de acordo com a recomendação do produto que está utilizando, evitando principalmente os horários entre 10 e 16 horas. Se possível escolha um protetor solar não oleoso, já que existe também uma propensão à acne.

Mesmo no puerpério (pós parto) os primeiros meses ainda existe uma circulação importante dos hormônios gravídicos e a proteção deve se estender a esse período.

Mal estar e verão

Na gestante a pressão arterial tende a ser mais baixa. No verão com o aumento da temperatura os vasos dilatam e a pressão arterial tende a cair ainda mais. Dessa forma um possível mal estar pela queda da pressão são frequentes durante a gestação. Por isso a gestante deve evitar ambientes quentes, aglomerados e deve hidratar-se bem evitando assim possíveis mal estares como tontura, ânsia de vômito e sensação de desmaio.

Edema (inchaço)

No verão com o aumento da temperatura, as gestantes em geral tendem a edemaciar (inchar) ainda mais. Ocorre inicialmente nos dois pés podendo alcançar o tornozelo e perna. As mãos e rosto também frequentemente incham.

Para evitar o edema, a gestante pode praticar atividade física, principalmente em piscina (se o seu obstetra liberar, veja post sobre atividade física), pode fazer drenagem linfática, usar meia elástica (de acordo com orientação do obstetra) e procurar repousar por vezes com os membros inferiores para cima.

Precaução contra doenças frequentes no verão

No verão as famosas viroses seguidas de vômitos e diarreia podem atingir com maior facilidade as gestantes que têm, em geral, a imunidade sensível. Assim deve-se evitar alimentos crus, expostos ao sol e gordurosos. Evitar água de origem desconhecida, assim como sucos feitos com água ou gelo de origem duvidosa. Se for viajar leve sua lancheira de casa para evitar possíveis infeções.

Outras doenças de verão são as transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. A Dengue, Chikungunha e o Zika são mais frequentes nessa época do ano. Todos são transmitidos pelo mosquito, portanto use repelente, evite áreas endêmicas. (Veja o posto sobre Zika vírus)

Dicas

  • Hidrate-se bem
  • Evite expor-se ao sol das 10 as 16 horas
  • Use protetor solar 30
  • Cuide da alimentação com produtos leves e naturais
  • Use repelente
  • Faça atividade física na piscina (se for liberada pelo obstetra)