Autocuidado é primordial

post-stress-e-pandemia

Vim aqui conversar sobre algumas observações que tenho feito nesses meses de isolamento. Como comentei em outro post, todas as pessoas, famílias estão vivenciando alguma dificuldade dentro desse momento.

Ou estamos longe de pessoas queridas, longe de momentos de lazer e relaxamento, em home office (sem estrutura física como cadeira adequada por exemplo), ou ainda mais difícil com alguém querido doente, hospitalizado por vezes e nem uma visita pessoal podemos fazer.

As crianças até então acostumadas a liberdade, estão agora restritas a tudo que mais gostam.

Tudo isso só pode se traduzir a ansiedade e stress. Em diferentes níveis. Cada pessoa e família lida de uma forma diferente, conforme suas possibilidades.

Eu percebo muitas queixas aumentando como insônia e irritabilidade. Na área ginecológica percebi aumento da Candidíase que é um corrimento que aparece muitas vezes como sinal de baixa imunidade do corpo, gerada por vezes pelo stress.

O que posso aconselhar (até para mim mesma) e busco refletir e realizar todos os dias:

Atividade física. Não está fácil, mas vale a pena engatar. Movimente-se. Obrigue-se a praticar alguma atividade. Pode ser sem custo. Tem muitos professores orientando exercícios de baixo impacto pra fazer em casa. Lembrando que a atividade física libera endorfina, que vai trazer uma sensação de realização e leveza.

Alimentação. Cansa cozinhar todos os dias. Mas veja alimentos práticos, tente pedir menos delivery ou consumir comidas prontas. Uma alimentação balanceada traz muitos benefícios e vitaminas essenciais para a imunidade.

Tente manter a rotina do sono! Uma boa noite de sono traz disposição e uma mente mais equilibrada.

Sim, você já sabe de tudo isso, mas não está tão simples, pense se essa rotina está mesmo sendo mantida? Está mantendo 3 vezes por semana vamos tentar 4?

Outro ponto que agora mais do que nunca é importantíssimo é achar um tempo pra você! Nem que seja pra assistir a um bom filme, fazer uma meditação, escutar suas músicas favoritas, ou simplesmente fazer uma pausa.

Combine com seu parceiro um dia de folga programada pra cada um! Pode ser bem satisfatório tanto descansar, quanto se dedicar um pouco a quem tanto ama!