Anticoncepcional

pilula anticoncepcional

O que é?

Anticoncepcional é um método com objetivo de impedir a gravidez, pode ser definitivo ou reversível. A mulher ou casal tem direito ao planejamento familiar, ou seja, planejar uma gravidez desejada ou evitá-la conforme o seu desejo. (Lei 9.263 de 1996).

Algum método é definitivo?

Sim a laqueadura tubárea, método definitivo mais usual na mulher e a Vasectomia no homem. Lembrando que estes métodos são cirúrgicos.

Quais são os métodos reversíveis?

Condom (camisinha masculina e feminina), Métodos comportamentais, DIU (dispositivos intrauterinos), Hormonais e de Emergência

Todas as mulheres podem escolher qualquer um desses métodos? Infelizmente não. Existem algumas doenças ou condições clinicas que podem contra indicar algum método. O seu ginecologista pode identificar quais métodos estarão disponíveis em cada caso.

Quem não deve usar hormônios?

Pessoas que têm doenças que aumentam o risco de trombose ou histórico de trombose, medicações que competem com os hormônios, Fumantes, Hipertensas de difícil controle, Doença vascular (como Infarto, AVC, Enxaqueca com aura), Câncer de mama, Diabetes avançada, Doenças hepáticas.

Lembrando cada caso deve ser analisado cuidadosamente pelo ginecologista.

Quem pode fazer laqueadura tubárea?

Existe a Lei número 9.263/96 no artigo Décimo que diz resumidamente: A mulher deve ter mais de 25 anos e capacidade civil plena, ter pelo menos 2 filhos vivos, prazo de 60 dias entre a manifestação do desejo e o ato cirúrgico. Mas é recomendável além disso que o marido e esposa estejam cientes de outros possíveis métodos e se optarem por fim ao definitivo, que seja assinado um termo de consentimento.

Quer ler mais sobre Anticoncepcionais? Confira o post 2 aqui.